[lavagem] [só água] [vagina] [anatomia]

12376467_929204300506881_1695795905012905797_n

 

Via Facebook, grupo Naturebismo (https://www.facebook.com/groups/naturebismo/permalink/1654329331513771/) por Letícia G. Goularte

 

Volta e meia aparece o mesmo calhamaço de dúvidas sobre vagina e higiene.

1º de tudo vamos usar os nomes certos para falar das partes certas. Como essa figura ilustra muito bem, tudo que está “para fora” do corpo é a vulva e a vagina em sí e o canal que conecta a abertura genital com o útero.

2º Vaginas são iguais a gatos: autolimpantes. Estudos feitos sobre a prática de ducha vaginal mostraram que essa prática é prejudicial e o melhor é deixar que a vagina se mantenha sozinha. (http://onlinelibrary.wiley.com/…/…/0884217502239796/abstract)
A vagina está repleta de micro-organismos que vivem em simbiose (em caso de dúvida, googleie simbiose) com a pessoa. Esses micro-organismos são a 1ª linha de defesa. São eles que seguram a barra quando a gente bebeu um pouco e pegou alguém que deu aquela brincada com um dedo que não via sabão a algumas horas (ou quando deu sem camisinha prum boy-podrinho-padrão, que tb acontece). Se essa 1ª linha de defesa for retirada com o uso de ducha+ sabão, a vagina fica desprotegida e qq infecção oportunista pega com facilidade.

3º Nem todo líquido que sai da vagina é corrimento. Você tá lá no canto do fundo do elevador e para um/uma cheiroso/cheirosa com ombros deliciosos na sua frente, sua vagina vai produzir umidade (lubrificação) a mais e nesse processo talvez um pouco de muco cervical toboágue vagina à baixo e diga oi na próxima vez que vc for secar um xixi, mas isso não é corrimento, é só consequência de uma série de eventos 100% naturais.

4º Dependendo se vc está mais ou menos excitada e do estágio do ciclo menstrual sua vagina vai estar mais ou menos “molhadinha” e isso é NORMAL! O que não é normal é a vagina estar 100% seca.

5º A urina de uma pessoa saudável não contém nenhum tipo de micro-organismo, então uma pessoa saudável não necessita usar nada mais além de água para limpar a parte externa da abertura genital, da abertura da uretra, dos pequenos lábios e a parte interna dos grandes lábios.

6º Talvez você acha que o “cheiro” vem da vagina, mas o SUOR DA VIRILHA é o que realmente tem cheiro. E o cheiro muda durante o ciclo, pq esse suor está carregado de ferormônios. Os ferormônios do suor da virilha que explicam a tara de cheirar calcinha. O suor só é produzido onde tem pele, não nas regiões de mucosa.

7º As vezes o dia foi cheio de gente deliciosa passando por perto, e sempre que há excitação sexual as glândulas na sua vagina – e fora dela (Glândulas de Bartholin) – produzem lubrificação. Essa lubrificação que a vagina produziu pode escorrer e ficar levemente acumulada nas dobras dos pequenos e grande lábios, mas isso não é sujeira e é completamente solúvel em água, não precisa de sabão para tirar, só de ter o cuidado de abrir e lavar as dobrinhas com toda a delicadeza que elas merecem.

8º O “sebinho” que muita gente diz que sente acumulado na parte interna dos grandes lábios NÃO É GORDURA! É uma emulsão, uma mistura de água, sais, açúcares, ácido lático, ácido acético (vulgo vinagre) e ESQUALENO, que apesar de ser uma gordura possui cadeia longa ( gorduras de cadeia longa possuem momentos de solubilidade parcial e podem ser retiradas apenas com água) é lavável apenas com água e é reabsorvido pela pele com muita facilidade. O esqualeno é um anti-oxidante que está presente no óleo do figado (e da pele) do tubarão e em óleos vegetais, mas ao contrário do que dizem várias postagens mal-traduzidas o esqualeno não é o óleo do fígado do tubarão. É importante que a lubrificação seja uma emulsão, pois assim ela vai ter consistência para permanecer no local por um tempo ao invés escorrer direto e se perder e por que emulsões são um maneira de fazer água e gordura se misturarem. O leite é uma emulsão. Ao usar detergente para lavar a louça vc está forçando a emulsificação de gorduras de cadeia curta. Os fluidos vaginais já são emulsões, eles não precisam de sabão para serem lavados.

9º A extensão da separação anus-grandes lábios é feita de pele (não de mucosa) por isso sim, deve ser lavada com água e sabão.

Anúncios

Sobre aluadentrodevoce

La Bella Luna é um espaço dedicado a ajudar as mulheres a ter experiências mais saudáveis e positivas em relação ao seu corpo, ciclos, maternidade e à celebração do sagrado de ser mulher.
Esta entrada foi publicada em Informações. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s